O blog “Não foi acidente” foi criado com
o intuito de educação no trânsito, campanhas de conscientização e mudanças no
atual CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A iniciativa foi criada por Rafael
Baltresca que teve sua mãe e irmã mortas, vítimas de um atropelamento por um
carro em alta velocidade, sendo que as testemunhas afirmaram que o condutor do
veículo estava completamente embriagado. Com a finalidade do melhoramento das
leis, o site propõe uma petição na qual seu leitor pode assina-la, uma vez que
esse possua titulo eleitoral. Portanto trataremos agora do conteúdo da petição.
O que é?
Um projeto de Lei de iniciativa popular visando acabar com a infração administrativa (multa) para quem dirige embriagado. Desta forma, a embriaguez ao volante passa a ser somente ilícito penal (crime). Tem por objetivo principal a tolerância ZERO para direção e embriaguez.
Um projeto de Lei de iniciativa popular visando acabar com a infração administrativa (multa) para quem dirige embriagado. Desta forma, a embriaguez ao volante passa a ser somente ilícito penal (crime). Tem por objetivo principal a tolerância ZERO para direção e embriaguez.
O que diz o Projeto de Lei?
A embriaguez ao volante passa a ser somente ilícito penal e não mais ilícito administrativo; o procedimento administrativo foi incorporado às infrações penais; eliminação do enquadramento à lesão corporal culposa; aumento da pena, a obrigatoriedade da submissão ao exame clínico e a formalização de obtenção de provas de embriaguez; eliminação do mínimo de concentração de 6 (seis) decigramas.
Como funciona?
Como funciona?
Basta preencher seus dados no link : http://naofoiacidente.org/site/assine/ . O assinante deve possuir título eleitoral.
Quero fazer mais pela campanha. Como eu posso ajudar?
Sempre que puder, compartilhe o site www.NaoFoiAcidente.org com amigos via e-mail, Facebook, Twitter, sempre pedindo para que eles assinem e façam o mesmo na divulgação.
Curtam nossa página no Facebook:

Concordo com o projeto de lei para criminalizar a embriaguez no volante, afinal, se alguem tem a consciência de que vai beber e que é motorista, deveria ser punido pois esse indivíduo pode tirar/prejudicar a vida dele e a de outras pessoas.
ResponderExcluirDirigir embriagado é algo inadmissível devido a tantas campanhas feitas em relação a esse assunto e também a consciência que o próprio indivíduo deveria ter ao pegar um carro depois de ter ingerido bebida alcoólica (ele deveria pensar nos danos que pode causar a ele mesmo e às outras pessoas). Eu também concordo plenamente que devem existir leis para punir aqueles que dirigem bêbados. Pois além de colocar a própria vida em risco, coloca também a vida de outros.
ResponderExcluirAmanda Fernandes Ivo 3ºJS
Esse projeto de lei esta totalmente correto,pois uma embriaguez ao volante pode apenas ser mais uma viaja ou volta de balada,mais também pode ser um acidente fatal que acaba com vidas e famílias.Esse projeto é muito eficaz haja vista que ele irá punir melhor os infratores,que pensaram duas vezes antes de dirigir após ter bebido.Sávio Mageski-JS
ResponderExcluirAchei interessante o motivo pelo qual o blog Não Foi Acidente foi criado, pois sempre temos a ideia de que coisas ruins não acontecerão com a gente ou com nossa família. Assim, foi necessário um jovem, que perdeu duas pessoas, colocar a boca no trombone para tentar mudar as leis. Dirigir embriagado é um ato muito covarde, já que coloca-se a vida (tanto do motorista quanto dos pedestres ou outros motoristas) em risco. Concordo plenamente que a punição para quem dirige embriagado deva existir, e também acho que a tolerância deve ser zero, pois certas pessoas podem ser mais tolerantes ao álcool enquanto outras não, além de que a vida não é um objeto que se pode brincar.
ResponderExcluirLaura Costa Drigo - 3ºJS
As campanhas feitas em relação a esse assunto são muito importantes reforçam o quanto é importante ter consciência ao pegar o volante. Eu concordo que deve ser feito leis para punir os que praticam esse ato , porque não são só eles os prejudicados, tem as outras pessoas também que as vezes sofrem por essa irresponsabilidade.
ResponderExcluirMARIANA QUEIROZ-3JS
O projeto de lei é muito correto, pois antes de dirigir, o individuo já está por natureza consciente de que se fizer o uso de bebidas alcóolicas ele já está correndo riscos e colocando pessoas em risco. O acidente ou fatalidade ocorridos são de total responsabilidade da pessoa . A embriagez ao volante deve ser sim ilícito penal, porque todos sabem o quão perigosa ela é.
ResponderExcluirGabriela 3°JS
Aquele que bebe e depois vai dirigir, sabe do risco, pois pode ficar embriagado e causar algum acidente. Concordo com a campanha, entretanto não acho que ela virá a diminuir muito o número de acidentes, porque quem bebe e vai dirigir já sabe do risco, e também já sabe que pode ser punido por isso, mas não os tira a possibilidade de conseguir burlar a lei, ou seja, assumir o risco e ainda sim não ser punido. Victor Carvalho 3ºJS
ResponderExcluirBeber e dirigir é um ato inadmissível , coloca a sua vida e a vida de outras pessoas em risco . Por isso é importantíssimo uma lei severa que prenda o infrator. O pior é que as pessoas sabem que o estado é ineficiente e corrupto , então o governo deve sim elaborar a lei , mas também fiscalizar se ela esta sendo aplicada
ResponderExcluirIsabella Cadorin - JS