domingo, 14 de abril de 2013

A guerra no trânsito



    “Os conflitos no Vietnã duraram 20 anos (de 1955 a 1975). Lá, morreram 58.193 soldados americanos. O trânsito brasileiro matará 50.241 pessoas no país, apenas em 2014, levando-se em conta apenas o crescimento anual de 4% que se tem verificado nos últimos 10 anos. Ou seja, sem computar o aumento de tráfego que ocorrerá por conta da Copa do Mundo. E quanto mais tráfego, mais mortes.
    Nas Copas da Alemanha (2006) e África do Sul (2010), verificou-se um aumento de aproximadamente 30% no tráfego rodoviário. Durante o Carnaval brasileiro a Polícia Rodoviária estima que o tráfego rodoviário aumenta em torno de 40%, índice que deve se repetir em 2014, no período dos jogos(...)
    Em 2018 as chances de morrer no trânsito brasileiro vão superar o perigo de ter sido um soldado americano lutando no Vietnã. Era mais fácil sobreviver lá(...)”
Alvin Oliveira, 26\12\2012
  
    No texto publicado por Alvin Oliveira, percebemos uma triste realidade do trânsito brasileiro, a qual pode perdurar nos próximos cinco anos e continuará matando milhares de cidadãos anualmente.
   É inquestionável a importância do transporte para a vida humana, mas a maneira a qual o usamos vem ocasionando indesejáveis consequências. O trânsito tem se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, e isso ocorre basicamente porque a negligência e a imprudência estão cada vez mais presentes nas ruas.
   É necessário que todos coloquem em prática as leis de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Além de se informar sobre as leis, é fundamental que as pessoas possuam princípios e valores e que saibam conviver em harmonia, respeitando as diferenças individuais. Para isso é preciso que haja reflexão, consciência e mudança de atitude. A transformação social depende da ação de cada indivíduo, então, vamos colaborar?


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8 comentários:

  1. "Além de se informar sobre as leis, é fundamental que as pessoas possuam princípios e valores e que saibam conviver em harmonia, respeitando as diferenças individuais" - Falar é facil. Dificil é transformar isso em realidade sabendo que (ainda bem) todos nós temos personalidade, criação e rotina diferentes. A violência no transito é um problema sim, mas acredito que a principal forma de impedir os acidentes seria mesmo a obediência às leis. O estresse e a personalidade na convivência é um assunto que deve ser cuidado em todos os parâmetros da sociedade, não so no transito.

    Aproveitem e visitem nosso blog sobre a violência: pazem10segundos.blogspot.com

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  2. O problema do Brasil é, definitivamente, a falta de comprometimento da população para com o bem comum. O caos todo é causado pela falta de um princípio muito básico: a educação. A falta de respeito das pessoas ao limite do próximo e às regras de trânsito, por simples falta de paciência ou por estar com pressa, coloca em risco as suas vidas e a dos outros. Outro ponto importante que deve ser observado, e que o gráfico deixou muito claro, é o seguinte: é muito contraditório o número de mortes ter aumentado após a aprovação da Lei Seca. Esse fato mostra que mesmo sabendo das punições que podem levar ao dirigirem embriagados, os motoristas não se preocupam com as consequências que esse ato pode trazer.
    Júlia - 3°JS

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  3. Na minha opinião, o governo deveria corrigir esse problema de grandes mortes no transito sendo mais rígidos com a liberação do direito de dirigir para uma pessoa,encontramos no nosso meio mais e mais pessoas que muitas vezes passaram devidamente no exame de habilitação mas que estão muitos despreparados para o caótico transito urbano, sendo essas as que causam os graves acidentes. O governo deveria investir mais na base do que simplesmente do que exigir muitas vezes as leis que ate por eles mesmos passam despercebidos. LUIZ FELIPE 3JS

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  4. Os problemas no transito não vão acabar só com as ações individuais, é necessário que o estado também faça o seu papel, que é principalmente parar de usar as verbas do governo para investir em obras de ampliação de rodovias e começar a usar essas verbas para melhorar os transportes públicos.
    Essa simples troca de ação politica resolveria grande parte do problema já que com transportes públicos de qualidade as pessoas passariam a usar cada vez menos os transportes individuais, o que diminuiria o número de acidentes no transito, e também os congestionamentos, facilitando assim, o deslocamento da população.

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  5. Acidentes relacionados trânsito são muito complexos e englobam várias áreas... Pessoas bêbadas dirigindo, falta de atenção dos pedestres ao atravessar ruas, falta de paciência, um fluxo exagerado de carros em circulação. E a ´precariedade dos transportes públicos também não ajuda em nada.
    Mas a solução não está somente na melhoria de ruas, avenidas, ônibus, está também na melhoria nas aulas de direção. Os futuros motoristas além de aprender a dirigir um carro deviam aprender a "dirigir" respeito, educação...
    Ana Carolina Rocha - JS

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  6. O grande problema das pessoas na minha opinião é achar acidentes no trânsito normal, as pessoas só se chocam e tem mais responsabilidade quando sofrem algum acidente ou quando alguém mais próximo sofre.O governo deveria ser mais rígido em questões envolvendo trânsito e também investir nas nossas estradas porque as condições são péssimas, propícias para acontecer algum acidente .
    MARIANA QUEIROZ -JS

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  7. Concordo com o comentário da Mariana. Muitas pessoas pensam que acidentes e atropelamentos só acontecem com os outros. A responsabilidade geralmente só vem depois de serem vítimas e sofrerem as consequencias do trânsito. O ser humano atualmente tem pensado muito em si, e no benefício próprio, não dando a mínima para o outro. Dentro dos carros, muitos motoristas se sentem inatingíveis e superiores a tudo, inclusive à vida. Isso, adicionado as rodovias ruins que temos no Brasil, e à constante disputa de espaço no asfalto entre os veículos geram os números absurdos de mortes que temos.
    Rafa Prates - 3º JS

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  8. Eu li uma reportagem muito antiga, publicada em 2007, que abordava o seguinte - "Não chamar de acidente já ajudaria, diz Rodolfo Rizzotto, coordenador do SOS Estradas: “Acidente é cair um meteoro na cabeça do motorista. Desastres são todos previsíveis”. Especialistas já se cansaram de elaborar listas de causas. O professor Paulo Fleury, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), diz o que nós já sabemos: “As mortes no trânsito não são uma epidemia cuja causa não se sabe. Ao contrário: se sabe a causa, o lugar, o motivo. " -
    O problema é a imprudencia dos motoristas. É claro que há problemas como o mau estado de rodoviais, mas muitos dos acidentes acontecem em estradas em ótimas condições.
    Uma grande ironia é o caso dos radares. Esperava-se diminuição dos casos de acidentes em estradas. Mas isso não ocorre. Pode-se dizer que todos os motoristas reduzem a velocidade apenas ao passar por ele. O que fazem depois? Aceleram.
    MARIA LUIZA 3ºJS

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